/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Quase metade das cidades brasileiras tem problemas para armazenar vacinas, diz levantamento

Notícias
Coronavírus

Quase metade das cidades brasileiras tem problemas para armazenar vacinas, diz levantamento

Pesquisa foi feita com secretários de Saúde de 5.569 municípios

Por Da Redação
Quase metade das cidades brasileiras tem problemas para armazenar vacinas, diz levantamento
Foto: Getty Images

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Movimento Unidos Pela Vacina e Instituto Locomotiva, 40% das cidades do país não têm geladeira com medição de temperatura e alarme em boas condições para armazenar vacinas contra a Covid-19. A medida, diminui o risco de perda de doses. 

O levantamento que foi feito com secretários de Saúde de 5.569 municípios, também mostrou que um quinto das cidades não tem acesso à internet para o registro da vacinação contra a Covid-19. Além disso, 19% dos postos não têm internet para o registro de imunização; 12% deles sequer possuem computador. 

15% apontam a necessidade de equipar as salas com itens como pia com água, sabonete e papel toalha. Em 35% dos municípios, foi constatado que a sala de vacinação precisa de adequações. 

A falta de imunizante, no entanto, é apontada por 47% dos secretários municipais como o principal desafio para a acelerar o ritmo da vacinação. Os que consideram que terão vacinado todos os munícipes até setembro deste ano somam 16%. Noventa e nove por cento das cidades previram vacinação em domicílio e 67% organizaram postos volantes ou sistema do tipo drive-thru. 

O estudo também aponta que a imunização aos fins de semana precisa melhorar: 48% das cidades contam com unidades abertas sábados e domingos. 

Quanto às medidas de prevenção à doença, 98% dos municípios tornaram o uso de máscara obrigatório, 97% realizam campanhas educativas sobre o distanciamento social e 86% adotam restrições para o horário de funcionamento de estabelecimentos e de serviços não essenciais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102