• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Queiroga afirma que Bolsonaro deu autorização para decretar fim da pandemia, mas pediu prudência

Queiroga afirma que Bolsonaro deu autorização para decretar fim da pandemia, mas pediu prudência

“É verdade que eu tenho a caneta BIC", afirmou o ministro da Saúde

Por Da Redação
Ás

Queiroga afirma que Bolsonaro deu autorização para decretar fim da pandemia, mas pediu prudência

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na última quarta-feira (30) que tem a “caneta BIC” para determinar o fim da pandemia da Covid-19 no Brasil, mas que, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu que ele a use de maneira “apropriada”.

“É verdade que eu tenho a caneta BIC, que o presidente Bolsonaro me deu, mas eu tenho que usar essa caneta de maneira apropriada”, afirmou o ministro durante o lançamento do Plano de Integridade para 2022/2023 do ministério.

Sobre a possibilidade de decretar, que já teria sido mencionada pelo presidente, Queiroga afirmou que “poder, pode”, mas que a decisão depende de uma série de análises e que Bolsonaro pediu “prudência”.

Aspectos como o cenário epidemiológico, a estrutura do sistema hospitalar e os medicamentos eficazes disponíveis para o combate da doença em sua forma inicial precisam ser analisados antes da decisão, conforme o ministro. Queiroga também afirmou que a pasta deve harmonizar decisões tomadas também por estados e municípios. 

No evento, o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que o papel de Queiroga é “decretar o fim da emergência de saúde pública de importância nacional”, sem rebaixar o nível de pandemia para endemia.

Anteriormente, o presidente Bolsonaro havia dito que o governo deve rebaixar o status de pandemia da covid-19 para uma endemia até o fim deste mês, por meio de portaria assinada por Queiroga.

“Ele [Queiroga] já sinalizou há poucos dias que seria uma portaria, como definido em lei, [para] nós aqui sairmos da pandemia e entrarmos na endemia. Ou seja, isso deve acontecer até o final desse mês, é isso que está sendo previsto pelo Ministério da Saúde”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Ponta Negra, do Rio Grande do Norte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.