Rainha da Dinamarca pede desculpas por ter destituído netos, mas mantém decisão
Filhos do príncipe Joachim não serão mais conhecidos como príncipe e princesa

A rainha Margrethe II da Dinamarca pediu desculpas depois de remover os títulos reais de quatro de seus oito netos, na última quinta-feira (29). Porém, a monarca de 82 anos não mudou de ideia.
Margreth II disse que a partir do próximo ano os filhos do príncipe Joachim – seu filho mais novo, não serão mais conhecidos como príncipe e princesa. Eles só poderão usar seus títulos de condes e condessas de Monpezat e serão tratados como excelências, pois seus títulos de reais serão “descontinuados”, segundo a casa real.
“Minha decisão demorou muito. Com meus 50 anos no trono, é natural tanto olhar para trás quanto para frente. É meu dever e meu desejo como Rainha garantir que a monarquia sempre se molde de acordo com os tempos. Às vezes, isso significa que decisões difíceis devem ser tomadas e sempre será difícil encontrar o momento certo”, acrescentou.
O “ajuste”, segundo a rainha, é para permitir que a realeza júnior levasse uma vida mais normal, seguindo uma decisão semelhante de outras famílias reais de diminuir a monarquia.
“Ter um título real envolve uma série de compromissos e deveres que, no futuro, caberão a menos membros da família real”, disse ela.
O príncipe herdeiro Frederik, filho mais velho da rainha, é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Seu filho mais velho, o príncipe Christian, é o segundo da fila. Todos os quatro filhos de Frederik mantêm seus títulos.
O príncipe Joachim, mora em Paris com sua esposa, a princesa Marie, e seus dois filhos, Henrik, 13, e Athena, 10. O príncipe também tem dois filhos mais velhos, Nikolai, 23, e Felix, 20, de seu primeiro casamento com Alexandra,
Condessa de Frederiksborg. Enquanto os filhos de Joachim perderem seus títulos reais, eles manterão seus lugares na ordem de sucessão.


