• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Rainha Elizabeth, 7 de setembro e briga Ba-Vi: confira a retrospectiva de setembro

Rainha Elizabeth, 7 de setembro e briga Ba-Vi: confira a retrospectiva de setembro

No nono mês do ano, a monarca Elizabeth II morreu, após 70 anos de reinado, o feriado da Independência foi marcado por atos patrióticos e a violência de torcidas organizadas assombrou Salvador

Por Lara Curcino
Ás

Rainha Elizabeth, 7 de setembro e briga Ba-Vi: confira a retrospectiva de setembro

Foto: Montagem Farol da Bahia

O ano de 2022 foi marcado por novas oscilações da Covid-19, tensões políticas em diversos países, inclusive no Brasil, e finalizado com uma Copa do Mundo. Confira os principais acontecimentos de setembro.

Violência entre torcidas

As torcidas organizadas Imbatíveis, do Vitória, e Bamor, do Bahia, se envolveram em uma briga generalizada no bairro de São Caetano, em Salvador, no dia 4 de setembro. Dois torcedores do tricolor foram atropelados e depois, já caídos no chão, agredidos com chutes e pedradas. Os suspeitos dos atos violentos foram identificados como Filipe Santos Borges, Vinícius Cerqueira Almeida e Walace de Lima Santana. Ele dois, além de um terceiro, cujo nome não foi divulgado, foram denunciados pelo Ministério Público por tentativa de homicídio por motivo fútil. A Justiça acatou o pedido e o trio foi preso preventivamente. De acordo com o pedido do MP, os suspeitos fugiram sem prestar socorro às vítimas, que muito possivelmente só sobreviveram porque foram socorridas por terceiros. 

Atos 7 de setembro

No feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, atos patrióticos foram observados em todo o país. O maior deles foi registrado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), comandado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o governo federal, mais de 1,2 milhão de pessoas estiveram presentes nesta manifestação. O episódio chegou a ser alvo de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), que não foi para frente, sobre possível desvio de finalidade dos atos comandados pelo chefe do Executivo, sob suspeita de que ele teria utilizado aparato público de um dia celebrado nacionalmente para benefício político próprio.

Morre a Rainha Elizabeth II

No dia 8 de setembro, uma era chegou ao fim. A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, morreu aos 96 anos, após 70 de reinado. Ela faleceu no Palácio de Balmoral, na Escócia,uma das residências da Família Real britânica pelo mundo. Com a morte da monarca mais longeva da história, seu filho mais velho, Charles, assumiu o trono. O velório de Elizabeth II foi marcado pela presença de diversos chefes de Estado, incluindo o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL). A população, comovida, também compareceu às celebrações em homenagem à rainha. 

Acesso do Vitória

No dia 24 de setembro, o Vitória empatou em 1 a 1 com o Paysandu, fora de casa, e garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão superou o começo abaixo do esperado na terceira divisão e, sob o comando do técnico João Burse, ficou em segundo lugar na sua chave. Como apenas o primeiro colocado seguia para disputar o título, a chance ficou com o ABC, que perdeu a final para o Mirassol. 

Pós-fascismo chega ao poder na Itália

Depois de quase 80 anos, um partido pós-fascista, de extrema-direita, está de volta ao poder na Itália. No dia 25 de setembro, a candidata Giorgia Meloni venceu as eleições e agora governa o país. O partido Irmãos da Itália, liderado por Meloni, teve 26% dos votos. Já a aliança completa de direita, formada também por outras legendas, teve mais de 43% dos votos, além da maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.  A coalizão tem ainda a presença dos partidos Liga, de Matteo Salvini, e Força Itália, do conservador Silvio Berlusconi. O Partido Democrático, principal força da esquerda, teve 19% dos votos. Agora, Meloni passa a ocupar o lugar que era de Sergio Mattarella desde 2015.

Ataque a escola de Barreiras

No dia 26 de setembro, um ataque a tiros em uma escola de Barreiras, no oeste da Bahia, terminou na morte de uma aluna cadeirante. A vítima foi identificada como Geane da Silva Brito, de 19 anos. Segundo a polícia, um adolescente de 14 anos invadiu a escola armado e atirou contra os alunos. Não há informações sobre a motivação do crime. Geane era cadeirante e, mesmo não sendo o alvo do ataque, o aluno aproveitou a dificuldade de locomoção para golpeá-la. O corpo dela foi enterrado sob forte comoção, após um cortejo que teve a participação de alunos de diversas escolas. As aulas foram suspensas por uma semana.

Caso da pousada em Itajuípe

Seguem até hoje as investigações sobre a ação policial que resultou na morte do subtenente Alberto Alves dos Santos, em uma pousada de Itajuípe, no sul da Bahia, ocorrida no dia 27 de setembro. A Corregedoria da Polícia Militar apura o caso e o Ministério Público da Bahia acompanha as  investigações. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), os policiais tentavam localizar um assaltante de banco ligado a uma facção paulista, conhecido como Buiú, que fugiu após saída temporária do Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A polícia teria recebido uma denúncia de que um quarteto armado estava hospedado em uma pousada e foi verificar, por acreditar que lá estava o criminoso. Quando os agentes chegaram ao local, encontraram os quatro homens, que também eram policiais. Um confronto a tiros ainda não esclarecido ocorreu e  deixou o subtenente morto e outro militar que estava no quarto ferido. Eles iriam fazer a segurança dos candidatos ACM Neto e Cacá Leão, então postulantes aos cargos de governador e senador, respectivamente. Além disso, outros dois policiais que participavam da operação foram baleados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.