/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Reconstruir melhor

Notícias
Editorial

Reconstruir melhor

Confira o editorial deste domingo (26)

Por Editorial
Reconstruir melhor
Foto: Agência Brasil

Antes da pandemia da covid-19, evidencia o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) global, houve em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, progresso no enfrentamento da pobreza multidimensional, uma medida que vai além da renda e inclui acesso a serviços como saneamento e educação.

Os dados, divulgados recentemente pela Iniciativa Pobreza e Desenvolvimento Humano de Oxford (OPHI, na sigla em inglês), mostram que 65 dos 75 países estudados reduziram significativamente seus níveis de pobreza multidimensional entre 2000 e 2019.

Apesar da doença tem um impacto profundo no cenário de desenvolvimento, a pesquisa pode ser um pingo, mesmo que mínimo, de esperança. Histórias de sucesso anteriores, sobre como enfrentar as muitas maneiras pelas quais as pessoas experimentam a pobreza em sua vida diária, podem mostrar como reconstruir melhor e melhorar a vida de milhões.

Enquanto ainda não existem dados disponíveis para medir o aumento global da pobreza multidimensional depois da pandemia, o estudo fez simulações para 70 países em desenvolvimento, baseadas nos impactos previstos do vírus em apenas dois componentes, nutrição e frequência escolar, e sugerem quais os efeitos da crise se as pessoas desviarem do enfrentamento.

Em três cenários de deterioração, nos quais 10%, 25% ou 50% das pessoas em estado de pobreza multidimensional ou em vulnerabilidade tornam-se subnutridas, e metade das crianças em idade escolar deixam de frequentar a escola, os níveis de pobreza podem regredir ao que eram há oito ou dez anos atrás.

Os dados também revelam que o ônus da pobreza multidimensional atinge desproporcionalmente as crianças. Metade do 1,3 bilhão de pobres ainda não completou 18 anos, enquanto 107 milhões têm 60 anos ou mais.

Enfrentar cada desafio requer uma abordagem diferente, muitas das quais precisam ir além de melhorar a renda. É urgente incentivar as sociedades de todos os lugares a aproveitar a oportunidade para repensar os caminhos de desenvolvimento e ajudar a reconstruir um mundo pós-covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102