Recuperação da malha aérea da Bahia é superior a 80% em janeiro de 2021

Setor foi atingido pela crise causada pela pandemia da Covid-19

[Recuperação da malha aérea da Bahia é superior a 80% em janeiro de 2021]

FOTO: Divulgação/ Ascom/ Setur

Após um período de crise causado pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, as companhias de aviação começaram a registrar uma surpreendente recuperação da malha aérea em 2021. No aeroporto de Salvador, a recuperação da malha chega a cerca de 85% em relação ao período anterior à pandemia. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão é que cheguem ao aeroporto de Salvador este mês 2.536 voos domésticos e 26 internacionais.

A oferta prevista para este mês no aeroporto de Salvador é de 813.107 assentos, equivalente a aproximadamente 85% do que foi ofertado no mesmo mês do ano anterior, quando chegou a 956.942.  Em comparação ao auge da pandemia, em abril, quando o número de assentos ofertados foi de 36.428, o crescimento previsto para este mês de janeiro é superior a 2.000%.  Já em outras grandes cidades turísticas, como Porto Seguro, o número de frequências também é próximo ao do mesmo período de 2020, enquanto em Ilhéus chega a ser superior.

De acordo com os dados da Vinci Airport, a recuperação se dá de maneira mais acelerada na malha doméstica, que em janeiro de 2021 está ofertando 799.848 assentos, enquanto que no mesmo período de 2020 o volume foi de 898.421. A reposição mais expressiva é da Gol Linhas Aéreas, que, além de repor a malha disponível em janeiro de 2021, aumentou em 25% a sua oferta de assentos no Salvador Bahia Airport.   

Os voos internacionais, que chegaram a ser totalmente suspensos nos primeiros meses da pandemia, vêm voltando gradativamente. De acordo com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os números demonstram uma retomada expressiva da conectividade aérea e confirmam que a Bahia permanece como grande aposta para os turistas. 

Interior

No aeroporto de Porto Seguro, a recuperação dos voos também vem superando as expectativas. Segundo o gerente de operações Marcos Correia (Sinart), a média de desembarques passou de 539 em dezembro para 941 este mês, número muito próximo ao de janeiro de 2020, quando chegou a 983. 

As operações são feitas pelas companhias Gol, Latam e Passaredo. A média em cada voo é de 140 passageiros. Em Ilhéus, os voos começaram a retornar em junho, depois do período crítico da pandemia. A concessionária Socicam informa que, no total, estão previstos 399 voos para este mês. No mesmo período do ano passado, foram realizados 333 pousos e decolagens.  

No aeroporto de Vitória da Conquista, município da zona turística Caminhos do Oeste e importante acesso para cidades da Chapada Diamantina, estão previstos 228 voos em janeiro, operados pela Azul, Gol e VoePass, interligando destinos como Confins (MG), Guarulhos (SP) e Salvador (BA). O número é igual à malha aérea atendida no mesmo período do ano passado, de acordo com a administradora Socicam.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!