Redução na renda familiar impactou frequência de idas aos comércios do brasileiro, aponta pesquisa
Proporção de idas semanais aos estabelecimentos apresentou queda de cinco pontos percentuais em 2022

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Uma pesquisa conduzida pela Fronte, responsável por análise de mercado, apontou uma queda na rotina de idas aos shopping centers e estabelecimentos comerciais após uma redução média de mil reais na renda familiar dos brasileiros.
O levantamento aponta que a proporção de clientes que frequentam semanalmente os estabelecimentos apresentou queda de cinco pontos percentuais neste ano, na comparação com o período pré-pandemia, em 2019.
Mesmo com redução de 53% para 48%, este ainda se destaca como o comportamento mais típico dos consumidores. Já a frequência mensal apresentou um aumento, subindo de 12% para 14%. A ocasional, que inclui intervalos maiores que 30 dias, subiu de 16% para 19% e o percentual de visitas pela primeira vez, de 2% para 3%.
De acordo com a pesquisa, em 2019, a renda familiar média dos consumidores era de R$ 11.019, ante R$ 9.536 registrada atualmente, sendo 13,4% menor.
O gasto médio também apresentou uma queda nominal, passando de R$ 352 para R$ 344.