Reeleição para presidência do Senado divide opiniões no parlamento
Alcolumbre disse, por meio de nota, que não há um parecer da Consultoria Legislativa tratando da reeleição

Foto: Reprodução
As discussões sobre a possibilidade de reeleição para a presidência do Senado Federal têm se intensificado e, nesta quinta-feira (24), o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, informou, por meio de nota, que não há um parecer da Consultoria Legislativa tratando da reeleição e que o assunto será analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de uma provocação do PTB. Ou seja, de acordo com Davi não existe a previsão nem a proibição para que seja pleiteada a recondução.
O posicionamento de Davi Alcolumbre acontece no mesmo dia em que o grupo Muda Senado protocolou um pedido de urgência para análise do projeto de resolução (PRS 53/18) que prevê a realização de votação aberta nas eleições, inclusive para a presidência. De acordo com o senador Lasier Martins (Podemos-RS), mais de 20 senadores apoiaram a demanda. "Apelo ao presidente que submeta, o mais breve possível, à votação esta matéria, para que cumpra aquilo que havia prometido quando tomou posse no ano passado, que não haveria mais secretismo. As próximas eleições, disse ele [Alcolumbre], seriam abertas, para a presidência do Senado Federal", explicou.
O projeto pretende alterar o regimento interno do Senado para acabar com o voto secreto nas eleições para presidente e vice-presidente da Casa, para secretários e suplentes da Mesa Diretora e para presidentes e vices das comissões temáticas.