Regularizar título de eleitor

Confira o editorial desta sexta-feira (6)

[Regularizar título de eleitor]

FOTO: Divulgação

Planeja uma viagem internacional, entrar em uma universidade pública, fazer concurso para um cargo público ou obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo? Pois nada disso será possível com um título de eleitor cancelado. O prazo para regularizar a situação, de quem está em débito com a Justiça Eleitoral, termina em 6 de maio. Quem não estiver em dia com o documento, também não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

Um número expressivo de títulos foram cancelados no ano passado: 2,4 milhões de documentos, o que significa 2,4 milhões de pessoas que, por diversos motivos, deixaram de votar e até mesmo justificar ausência por três eleições seguidas. 

A regularidade do título de eleitor é uma exigência para obter diversos outros documentos, além do passaporte, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho e o certificado de reservista, entre outros. Tê-lo válido é, ainda, uma questão de cidadania. São ao menos quatro anos (para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição) em que o cidadão ficou de fora de pleitos, simplesmente se posicionaram indiferentes aos rumos da política estadual, municipal e federal.


Notícia Anterior
Judiciário em acúmulo

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!