Réplica de caravela usada por Cristóvão Colombo aporta em Salvador
Embarcação foi usada quando ele chegou às Américas

Foto: Divulgação
A capital baiana recebeu na noite da segunda-feira (9), uma réplica da caravela usada por Cristóvão Colombo ao chegar às Américas, em 1492. Salvador é a primeira parada na viagem de estreia da embarcação, que levou quase quatro anos para ficar pronta. O barco ostenta os brasões espanhóis e o sino que teria sido tocado por Colombo ao anunciar a descoberta do novo continente. Com 28 metros de comprimento e mais de oito metros de largura, a embarcação também possui três mastros de velas.
Em Salvador, a embarcação ficará no Centro Náutico da Bahia para abastecimento de diesel e mantimentos. Ao deixar o litoral baiano, entre a noite desta terça-feira (10) e a madrugada de quarta (11), o barco seguirá viagem com destino a Curaçao/Antilhas Holandesas, onde será utilizado para passeios turísticos nas praias caribenhas.
Apesar de ser uma réplica, o barco possui casco de aço, com pintura idêntica à madeira que era utilizada nas antigas caravelas. “É um pequeno navio que foi construído com o que existe de mais avançado em recursos de navegação. É movido por dois motores a diesel, sendo equipado com radar, cartas náuticas eletrônicas, sistema de comunicação via satélite, dessalinizador para transformar a água do mar em potável, assim como sistema de ar-condicionado e até uma cozinha industrial”, disse Jorge Irineu Hosang, responsável pelos materiais usados na construção do barco.