Representantes de 140 países se reúnem na OCDE para discutir imposto mínimo global
A intenção é chegar a um acordo antes da reunião do G-20 para que o projeto seja apresentado a este grupo econômico

Foto: Bloomberg/Getty Images
Nesta sexta-feira (8), representantes de 140 países se reúnem em Paris para discutir e, talvez, aprovar a criação de um imposto mínimo global capaz de restringir o movimento de multinacionais que transferem sedes entre nações em busca de menor carga tributária, particularmente as gigantes de tecnologia.
Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, demonstrou otimismo ao falar dos países que trabalham nessa revisão das normas tributárias globais que pode estabelecer uma alíquota mínima para ser paga pela multinacionais, como as big techs.
O objetivo da reunião é de chegar a um acordo antes do final deste mês, para que o tema seja discutido pelos líderes do G-20, que reúne as maiores economias do planeta. Esses chefes de Estado do grupo se reúnem no fim de outubro.
A reunião desta sexta-feira (8) com representantes dos países será presidida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, e ajustará os últimos detalhes em torno da proposta de uma alíquota mínima global e o compartilhamento dos direitos sobre taxar os ganhos das multinacionais em diferentes países.