• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Resíduos de agrotóxicos são identificados em alimentos ultraprocessados, diz pesquisa

Resíduos de agrotóxicos são identificados em alimentos ultraprocessados, diz pesquisa

Dos 27 produtos analisados, em 14 deles há a presença de agrotóxicos

Por Da Redação
Ás

Resíduos de agrotóxicos são identificados em alimentos ultraprocessados, diz pesquisa

Foto: Reprodução/IBGE

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) avaliou 27 produtos consumidos pelos brasileiros e apontou a presença de resíduos de agrotóxicos em diversos produtos ultraprocessados. A pesquisa foi divulgada através da cartilha "Tem veneno nesse pacote", que indica que em 14 deles há presença de glifosato.

Os produtos foram comprados nos meses de março de novembro de 2020 em supermercados da cidade de Campinas (SP), e tiveram a concentração dessas substâncias medida com o objetivo de compará-las com as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A pesquisa destaca que a Anvisa não possui limites de resíduos de agrotóxicos para produtos ultraprocessados, ela só estabelece o LMR (Limite Máximo de Resíduos), e com isso foi feita uma comparação com os agrotóxicos registrados na Anvisa a partir do ingrediente predominante de cada produto (soja, trigo, milho ou açúcar).

Divididos em oito categorias (refrigerantes, néctares, bebidas de soja, cereais matinais, salgadinhos, biscoitos de água e sal, biscoitos recheados e pães de trigo), os critérios de definição dos produtos, de acordo com o Idec, consideraram o consumo no Brasil de maiores teores de açúcar, trigo, milho e soja em apenas um produto.

O material analisado apontou a presença de resíduos em seis das oito categorias. Em 59,3% dos itens impostos (ou seja, 16), ao menos um agrotóxico foi encontrado. No caso dos produtos à base de trigo, foi revelado que todos os produtos continham agrotóxicos. Por fim, 51,8% dos produtos (ou seja, 14) apresentavam resíduos de glifosato ou glufosinato.

Na publicação, o Idec informa que foi avaliada a presença de agrotóxicos à base de glifosato, glufosinato, diquat e paraquat. Foi identificada também outros produtos, como Carbendazim, Cipermetrina, Clorpirifós, além de butóxido de piperonila, substância que não é considerada um agrotóxico, mas utilizado como ingrediente “ativo potencializador” de princípios ativos.

Para conferir a cartilha completa, clique aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.