• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Restos mortais de mais de 210 crianças são encontrados em local de antigo internato no Canadá

Restos mortais de mais de 210 crianças são encontrados em local de antigo internato no Canadá

Especialistas trabalham junto com a comunidade para determinar possível causa das mortes

Por Da Redação
Às

Restos mortais de mais de 210 crianças são encontrados em local de antigo internato no Canadá

Foto: Reprodução/MS Notícias

Os restos mortais de 215 crianças foram encontrados enterrados no local de um antigo internato no Canadá, construído há mais de um século para integrar os indígenas à sociedade. Um especialista descobriu os restos mortais no último fim de semana usando um georadar no local do internato, perto de Kamloops, na província de British Columbia, segundo informou  a comunidade aborígine Tk'emlups te Secwepemc em comunicado à imprensa. 

"Algumas tinham apenas três anos", disse Rosanne Casimir, chefe da comunidade. Segundo ela, as mortes, cujas causas e datas são desconhecidas, nunca foram registradas pela direção do internato, embora desaparecimentos já tenham sido mencionados anteriormente por membros da comunidade. Casimir disse ainda que os resultados preliminares da investigação devem ser comunicados um relatório, a ser divulgado em junho.

Enquanto isso, a comunidade está trabalhando com o legista e museus da província para tentar esclarecer a descoberta e encontrar qualquer documentação relacionada às mortes. "É uma triste lembrança deste obscuro e lamentável capítulo da nossa história. Meus pensamentos estão com todos os afetados por esta terrível notícia", escreveu o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que fez da reconciliação com os primeiros povos do Canadá uma de suas prioridades desde que assumiu o cargo, em 2015.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário