Rodovia em Montenegro que liga o nada a lugar nenhum gera prejuízo de US$ 1 bilhão
Pequena nação localizada nos Bálcãs pegou empréstimo com banco da China e corre risco de não entrar na UE

Foto: Reprodução/Balkan Plus
Uma rodovia de 41 km que custou quase US$ 1 bilhão e atravessa montanhas com túneis e vales com pontes imponentes na paisagem bucólica de Montenegro, até o momento, não leva a lugar nenhum e ainda ameaça quebrar a economia do pequeno país de pouco mais de 600 mil habitantes na Europa. Após seis anos de obras, o vilarejo de Matesevo, às margens do Rio Tara, abrigará o improvável fim de uma das rodovias mais caras do mundo.
Quando for concluída, a estrada Bar-Boljare vai conectar a cidade de Bar, na costa do Mar Adriático em Montenegro, à vizinha Sérvia, passando pela capital Podgorica. O problema é que o governo já gastou US$ 944 milhões em empréstimo com um banco chinês para concluir o primeiro trecho da estrada, de apenas 41 km, entre Podgorica e Matesevo. Ainda é preciso fazer mais 130 km para terminá-la, a um custo de, no mínimo, mais US$ 1,2 bilhão.
Além disso, a própria Sérvia ainda não assinou acordos para a construção do trecho montanhoso que ligará a autoestrada à sua capital, Belgrado. Sem esses trechos, a estrada não vai a lugar algum. O prazo para começar a quitar o empréstimo começa em julho, antes mesmo da conclusão do primeiro trecho, que deveria ter sido inaugurado em maio de 2019, mas atrasou.
Caso a dívida não seja paga, uma comissão de arbitragem em Pequim pode obrigar Montenegro a ceder a gestão de importantes infraestruturas do país, de acordo com a cópia do contrato à qual a agência de notícias France Presse teve acesso. O projeto faz parte de uma enorme onda de investimentos chineses na região dos Bálcãs, que geram preocupação na União Europeia de que os governos locais passaram a depender demais do dinheiro de Pequim.