Risco de deslizamentos: chuvas em Salvador superam média de novembro
Defesa Civil registra 128 mm em 12 horas e eleva nível de atenção

Foto: Divulgação/ Andrea Mariani
Dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal) indicam que, nas últimas 12 horas, a capital baiana registrou 128 mm de chuva, volume superior à média histórica de todo o mês de novembro, que é de 108,2 mm.
O bairro com maior acumulado nas últimas 24 horas foi Nova Brasília, com 157,6 mm, seguido de Brotas (152,2 mm) e Bosque Real (150,8 mm).
Diante do risco de deslizamentos e da previsão de continuidade das chuvas, a Codesal elevou o nível de observação para atenção, conforme os protocolos do Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC).
“Pedimos a atenção de todos, pois o volume de chuvas está acima do esperado para o mês de novembro. A chuva deve continuar durante toda a quarta-feira. As equipes de campo estão realizando vistorias para garantir a segurança da população. Em caso de risco, disque 199”, alertou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.
Ocorrências
Um desabamento foi registrado na Rua Manoel José, em Cajazeiras 2, e resultou no soterramento de duas pessoas. Equipes da Codesal acompanharam a retirada das vítimas pelo Corpo de Bombeiros, que receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Também foi registrado o desprendimento de uma geomanta na Travessa Joanes Melo, em Narandiba, provocado pela ruptura de drenagem causada pelas fortes chuvas.


