• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ronaldo Caiado confirma pré-candidatura à Presidência e descarta união da direita no primeiro turno

Ronaldo Caiado confirma pré-candidatura à Presidência e descarta união da direita no primeiro turno

Governador de Goiás defende que oposição tenha mais de uma candidatura em 2026

Por Da Redação
Às

Atualizado
Ronaldo Caiado confirma pré-candidatura à Presidência e descarta união da direita no primeiro turno

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, nesta terça-feira (30), que é pré-candidato à Presidência da República em 2026. Segundo ele, não há possibilidade de união da direita em torno de um único nome já no primeiro turno.

"Eu sou o candidato, sou o pré-candidato à Presidência da República, e enxergo o sistema eleitoral brasileiro definindo esses critérios”. A declaração foi feita durante o 3º Brasília Summit: Inovação, tecnologia e data centers.

Pouco antes, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas-DF), havia defendido a necessidade de um candidato único da oposição, argumento que Caiado rejeitou.

“O sistema eleitoral brasileiro não determina candidatura única da oposição. Partidos com lideranças relevantes, capazes de debater o cenário nacional, devem apresentar seus nomes. Depois, aquele que emergir do primeiro turno deverá receber o apoio dos demais”, disse.

Para ele, a definição do candidato de oposição pode ocorrer de forma natural após o primeiro turno. “Depois, aquele que emergir do primeiro turno deverá, sem dúvida alguma, receber o apoio. Para todo analista minimamente entendido de política, sabe que a migração do eleitorado irá para aquele que atravessou o primeiro turno”, afirmou.

Segundo Caiado, a tentativa de um único candidato da oposição seria uma estratégia do governo federal para aumentar as chances de vitória em primeiro turno.“O governo sempre quer construir um adversário único no primeiro turno, que é a única chance que ele tem de ganhar a eleição”, disse.

Sobre a relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador declarou que é "boa e respeitosa”. E afirmou que já pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para visitá-lo, mas ainda não obteve resposta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.