Rui Costa anuncia pacote de incentivos e fala sobre um novo Centro de Convenções
Uma das medidas é a inclusão de 161 novos voos com frequência semanal na Bahia

Foto: Tânia Araújo
O pacote de incentivos do Governo do Estado para a expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, foi apresentado pelo governador Rui Costa (PT) nesta sexta-feira (5).
Uma das medidas é a implantação, pelas companhias Azul, Gol e Passaredo, de 161 novos voos com frequência semanal, dos quais 55 serão para o interior baiano. Onze novos trechos partindo de aeroportos do estado passarão a ser ofertados por estas companhias, destacou o governador.
As companhias que já aderiram ao pacote, afirmou Rui, vão ofertar um total de 1,15 milhão de novos assentos: a oferta passará de 3,26 milhões para 4,4 milhões de assentos, o que representa um incremento de 36%. A expectativa do Governo do Estado é que a maior oferta tenderá a baratear os preços das passagens.
Segundo o decreto 19.116, publicado na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado, a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a qual irão fazer jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.
A empresa com maior ampliação é a Azul, que implantará 73 novos voos com frequência semanal. A Gol irá operar 53 voos semanais adicionais, dos quais 14 para o interior. Haverá dois novos trechos: de Vitória da Conquista a Guarulhos (São Paulo) e de Salvador ao Rio de Janeiro (Santos Dumont). Na Passaredo, 35 voos adicionais serão implantados até dezembro. Os novos assentos somarão 120 mil até 2020, com incremento de 58% ante o total do ano passado. A empresa vai implantar uma nova base de voos regionais na Bahia, ampliando os serviços no trecho Salvador-Petrolina, retomando o trecho Barreiras-Brasília e incrementando os trechos entre Ilhéus, Teixeira de Freitas e Aracaju.
As três companhias já garantiram 11 novos trechos partindo de aeroportos baianos:
- Salvador – Aracaju (Azul)
- Salvador – Maceió (Azul)
- Salvador – Guarulhos (Azul)
- Vitória da Conquista – Campinas (Azul)
- Salvador – Teixeira de Freitas (Azul)
- Vitória da Conquista - Guarulhos (Gol)
- Salvador - Rio de Janeiro (Gol)
- Barreiras - Brasília (Passaredo)
- Salvador - Ilhéus (Passaredo)
- Salvador - Teixeira de Freitas (Passaredo)
- Salvador – Aracaju (Passaredo)
Novo Centro de Convenções
Rui Costa aproveitou o evento para anunciar o novo centro de convenções do Estado, que será construído no bairro do Comércio. “Busquei conversar com especialistas, ouvir todos os lados, sem nenhuma arrogância. Vários especialistas indicaram que a melhor localização para o centro de convenções o Estado seria no centro da cidade. Além de revitalizar o local, vamos ressignificar o nosso centro histórico”, contou o governador.
“Não adianta, é unânime que por dentro, praticamente todos os centros de convenções são iguais, como a maior parte dos que consultei disseram, o que importa é o entorno, isso torna o local mais interessante”, finalizou.
Após o evento, em coletiva com a imprensa, Rui Costa evitou falar sobre os embates ocorridos recentemente na gestão municipal. “Eu estou muito mais ocupado com o meu trabalho no Estado. Não posso me render à fofoca política, isso cabe à imprensa, aos deputados, não a mim”, ressaltou.
Ao ser perguntado se a construção de um ‘segundo’ centro de convenções seria mesmo necessário, Rui foi enfático: “estamos construindo um Centro de Convenções para a Bahia e não só para Salvador”. “Pesquisei junto à especialistas e, construir no local do antigo centro de convenções aumentaria os gastos com manutenção. Aquele local (Boca do Rio) é dominado pelo salitre. Uma escada rolante, por exemplo, precisa ser trocada por inteiro em um ano, um computador em seis meses. Não existem condições”, completou o governador.
“Somos um Estado sem dinheiro, mas somos audaciosos, buscamos parcerias, por isso viajei, por isso busquei ouvir opiniões. Com essa viagem à Espanha, pude cogitar o Centro de Convenções mais belo que vocês podem imaginar. Duas empresas já estão confirmadas e ainda falta a terceira para que possamos lançar a licitação do novo centro de convenções, uma dessas empresas é espanhola”, indicou Rui Costa. “Teremos um VLT que ligará o centro de convenções com a baía de todos os Santos, o metrô e o aeroporto. Contamos com mais ou menos umas 10 mil novas contratações com esses empreendimentos”, completou.
Centro da Cidade revitalizado
Rui comentou sobre as obras executadas no centro, como as na rua Chile e na Praça da Sé. A ideia do governador é criar um Fundo imobiliário para, em breve, lançar um grande empreendimento residencial no centro histórico. “Será um programa de moradia voltado ao servidor público, em especial para policiais militares e civis”, anunciou.


