• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Rui Costa convida BYD para participar do leilão de energia e incentiva produção de baterias no Brasil

Rui Costa convida BYD para participar do leilão de energia e incentiva produção de baterias no Brasil

Declaração foi durante a inauguração da fábrica da montadora em Camaçari

Por Da Redação
Às

Atualizado
Rui Costa convida BYD para participar do leilão de energia e incentiva produção de baterias no Brasil

Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (9) que a fabricante chinesa de veículos e soluções de energia BYD (Build Your Dreams) pode ajudar a “resolver o problema de armazenamento de energia no Brasil”. A declaração foi feita durante a inauguração da fábrica da montadora em Camaçari.

“As energias solar e eólica trazem instabilidade ao sistema elétrico do Brasil. Para estabilizar o sistema precisamos de baterias gigantes. A BYD produz essas gigantes baterias e já os convidamos para participar do leilão que o Ministério de Minas e Energia irá fazer”, disse o ministro. 

O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2025, que previa a contratação de potência firme com a participação de sistemas de geração e armazenamento de energia, foi cancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após o Ministério de Minas e Energia revogar as diretrizes que davam base legal ao certame.

Segundo a Aneel, o processo só poderá ser retomado quando forem estabelecidas novas regras e parâmetros técnicos. O Ministério de Minas e Energia abriu consultas públicas para revisar o modelo e definir como incorporar tecnologias de armazenamento e novas fontes ao sistema elétrico. Parte dos estudos do leilão cancelado deverá ser aproveitada na formulação da edição de 2026.

Rui Costa destacou ainda que o objetivo do governo vai além da participação da empresa no leilão, incluindo a instalação de unidades fabris no Brasil. “Além de participar do leilão, venham montar no Brasil unidades de produção dessas baterias”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.