Rui Costa garante a abertura de mais 100 leitos de tratamento da Covid-19 na Arena Fonte Nova

O governador afirmou que a partir desta quarta-feira (3), a unidade estará em plena operação

Por Da Redação
Às

Rui Costa garante a abertura de mais 100 leitos de tratamento da Covid-19 na Arena Fonte Nova

Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse em entrevista à TV Record, que foi preciso decretar mais 48h de restrição para ganhar mais fôlego as equipes de saúde no combate ao ritmo acelerado da Covid-19 no estado. 

Segundo o gestor, esta semana serão abertos mais 100 leitos para o tratamento da doença na Arena Fonte Nova, a partir desta quarta-feira (3). “É bom que fica claro que não é abrindo novos leitos que vamos conter a disseminar da doença, o que evita a doença é contato entre as pessoas. Parte da população resolveu decretar o fim da pandemia, sem ela acabar. O que mostra falta de empatia e respeito pela vida humana”, disse Rui Costa.

Em três dias a Bahia teve 331 mortes pela doença e os hospitais públicos trabalham no limite máximo de ocupação, chegando a quase 100%. O governador não descarta um lockdown de mais dias no estado. 

“Espero que não cheguemos a esse ponto de fechar tudo, isso só depende da população, se as pessoas continuarem a ir para baladas, lotando bares e fazendo festas, o problema pode vir mais cedo, depende do comportamento da sociedade. Alguns países adotaram essa, decretaram vários dias com tudo fechado, mas tenho consciência de que num país pobre, existe a dificuldade para isso, pois as pessoas precisam trabalhar para comer”, frisou.

Vacina

Rui Costa informou ainda que terá reunião com representantes da vacina da Johnson nesta segunda-feira (1º). Além disso, ainda nesta semana, a Procuradoria Geral do Estado, a Sesab e o laboratório russo, terão uma reunião para assinar o contrato e discutir os termos. “Estamos negociando prazos e existe a possiblidade de fornecimento da vacina russa ainda em março. Estamos buscando acelerar a compra de imunizantes, conseguir alguma quantidade de doses, os governadores estão se reunindo para fazer compras conjuntas”, garantiu.

O governador fez um apelo à população para que se una neste momento. “É inadmissível aglomeração neste momento, festas e bebedeiras só fazem aumentar a contaminação do vírus. Quantas pessoas estão morrendo por conta da sua atitude?”, questionou.

“Eu queria muito que as pessoas não tivessem acreditado no presidente que disse que era uma gripezinha. O Brasil vai ficar marcado na história da doença, como pior país que tratou dela. O governo deu mensagens trocadas para a população. E o resultado é esse: segundo país em número de mortes no mundo. Não houve no Brasil uma explicação única para as pessoas se cuidarem”, acrescentou. 

O gestor disse ainda, que a nova cepa da doença não tem mais limite de idades. “A doença está matando mais jovens. Neste momento não posso ter outra atitude senão essa de restringir as atividades, estou agindo como pai, cristão que sou, não só como governador. Meu objetivo é salvar vidas. Não consigo ficar insensível ao número de mortes”, concluiu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário