Rui Costa informa que vacina Sputinik V poderá ser aplicada assim que chegar na Bahia
A autorização de importação já está sendo providenciada junto à Anvisa

Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse em entrevista ao Jornal da Manhã, nesta quarta-feira (24), que os números de casos ativos e positividade dos exames para a Covid-19 no estado estão caindo. Segundo o gestor, as medidas restritivas foram iniciadas com 22 mil casos ativos. Hoje o estado está com 15.400 casos.
“Iniciamos as medidas restritivas na Bahia com 500 pessoas na fila aguardando um leito de UTI, ontem tínhamos 238 pessoas na espera. Esperamos derrubar este número para 200 até sexta-feira. Queremos derrubar para abaixo de 100 em uma semana. É claro que o ideal é zerarmos este número. Hoje o estado tem 1400 leitos de UTIs”, disse Rui Costa.
"A taxa de ocupação de leitos de UTIs é de 85%. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, existe uma melhora incipiente, o platô está com tendência de queda, mas ainda elevado. Essa diminuição da taxa será vista em mais 15 dias”, informou.
Vacinas
A Bahia atingiu a marca de um milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19. Os baianos aguardam a chegada de 5 mil doses da vacina russa a Sputinik V que está prevista para chegar em abril.
Rui Costa explica que as doses da Sputinik V serão aplicadas assim que chegarem na Bahia.
“Para aplicarmos a vacina russa não precisamos da autorização de uso emergencial da Anvisa, só a autorização de recebimento, de importação. O órgão vai verificar se a vacina é verdadeira, o prazo de validade. A lei determina que não seja analisada a eficácia da vacina. A autorização da importação já estamos providenciando”, disse o governador.