Rússia anuncia vitória em referendo em regiões ucranianas

Votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões

Por Da Redação
Às

Rússia anuncia vitória em referendo em regiões ucranianas

Foto: Reprodução/Twitter

Os resultados parciais da votação de quatro regiões da Ucrânia ocupadas pelas tropas russas mostram que a maioria dos residentes são favoráveis à adesão da Rússia, segundo informou a agência de notícias estatal RIA nesta terça-feira (27). A votação ocorreu durante cinco dias em quatro regiões: Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson. Juntas, elas  compõem cerca de 15% do território ucraniano.

O processo abre caminho para o presidente Vladimir Putin anexar as quatro áreas. De acordo com a RIA, as contagens iniciais mostraram apoio à adesão variando de 96,97% na região de Kherson, com base em 14% dos votos contados, a 98,19% em Zaporizhzhia, com base em 18% da contagem.

Referendos nas regiões separatistas da Ucrânia

Referendos das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, começaram na sexta-feira (23) e se encerram nesta terça-feira (27). Pelo Twitter, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, alegou que as votações não têm legitimidade e não mudam a natureza da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Ele disse ainda que a comunidade internacional deve condenar essa violação do direito internacional e apoiar os ucranianos.

A decisão por realizar os referendos ocorreu depois que o Kremlin sofreu uma contraofensiva no campo de batalha e perdeu territórios no nordeste da Ucrânia. Mas ao ser questionado sobre o assunto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o povo deve decidir seu destino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.