Rússia intercepta aeronaves americanas e francesas no mar Negro
Atualmente, há um clima de tensão entre Moscou e o Ocidente

Foto: Wikimedia Commons
A Rússia afirmou que enviou caças para interceptar e escoltar aeronaves militares americanas e francesas que voavam perto da fronteira no mar Negro. A decisão foi tomada na última quinta-feira (9) em meio a tensões entre Moscou e o Ocidente. Recentemente, os países ocidentais acusam Moscou de concentrar tropas na fronteira com a Ucrânia para preparar uma operação militar.
"Três caças Su-27 foram enviados para identificar alvos aéreos e evitar uma violação das fronteiras da Federação Russa", disse o ministério da Defesa, em comunicado. De acordo com essa fonte, os aviões interceptaram e escoltaram dois caças franceses Mirage 2000 e Rafale, um avião-tanque KC-135 da Força Aérea francesa e dois aviões de reconhecimento americanos, um CL-600 Artemis e um RC-135.
As cinco aeronaves deram meia-volta e, em seguida, os caças russos retornaram para sua base, informou o ministério. Um dia antes, a Rússia anunciou que havia interceptado e escoltado três aviões franceses que sobrevoavam o mar Negro. Apesar das acusações, os russos negam preparar uma invasão na Ucrânia e acusam os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de aumentarem as "provocações", com manobras militares perto de suas fronteiras no mar Negro.