Saiba a importância de utilizar produtos especializados para cabelos crespos e cacheados

Cuidar do black power é um ato de empoderamento

[Saiba a importância de utilizar produtos especializados para cabelos crespos e cacheados]

FOTO: Arquivo

O cabelo crespo é um importante reforço da identidade e parte de um movimento que busca incentivar o uso cultural e político dos fios naturais. Participando de discussões acerca do empoderamento e autonomia das mulheres, o cabelo crespo é a reafirmação da estética étnico-racial e um poderoso instrumento de poder e representatividade.

Cada vez mais fortalecido, o movimento das crespas e cacheadas propõe que os fios naturais sejam valorizados e reconhecidos belos em suas diversas texturas, comprimentos, penteados e identidades.

Pauta em diversos ambientes da sociedade, uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, em 2012, empresa especializada em dados, insights e consultoria, mostra que 51,4% da população feminina brasileira possui cabelos originalmente cacheados ou crespos.

De acordo com um levantamento da Unilever “Hábitos e Atitudes”, elaborado pela TNS Global, em 2012, 51% das mulheres de cabelos crespos afirmam ter fios secos.

Ciente da aceitação de diversas mulheres com os seus cabelos crespos, cacheados e black power, e atenta ao crescimento da procura para cuidados específicos que esses fios demandam, a gestora da Trihair Cosméticos, Patrícia Maria, fala que antes de procurar por produtos e tratamentos para melhorar o aspecto capilar é importante conhecer o próprio cabelo.

“Existe uma diversidade de fios. O cabelo crespo pode ser seccionado também mediante a curvatura, a depender da oleosidade natural do couro cabeludo. Conforme as características de cada padrão de cacho, o tipo 4A envolve fios unidos, mais fechados com espirais e espessuras finas”, explica.

Patrícia destaca que para cuidar desse tipo de cabelo, é importante escolher os produtos cosméticos específicos para cada fio. “Por serem naturalmente secos, os fios requerem hidratação e são indicados cosméticos que proporcionem maior condicionamento e maciez, bem como, melhor definição aos cachos”, afirma.

A gestora ressalta que existem outros cuidados pontuais que devem fazer parte da rotina de quem possui o cabelo crespo, e afirma que para proteger o cabelo crespo, é importante focar em alguns cuidados.

“É importante evitar a lavagem com água quente, proteger as pontas com óleo ou creme antes da lavagem, usar o shampoo apenas na raiz, pentear os fios com cuidado, apostar no uso de co-washs, fazer umectações e hidratações rotineiramente e usar os produtos específicos para o tipo de cabelo”, explica.

Como forma de apresentar produtos que ajudarão as mulheres a preservarem a originalidade da pluralidade de cada tipo de fio, a Trihair Cosméticos possui uma diversidade de produtos para os cabelos crespos. Um desses produtos é a “Linha Super Cachos Biovegetais”, que age desde hidratação a super definição dos cabelos crespos e cacheados.

“Além desses, existe a ‘Linha Glamour Cachos de mola Biovegetais’, que oferece emoliência e brilho no fortalecimento dos fios. E a ‘Linha Glamour Vivo Crespa - Biovegetais’, que possibilita uma praticidade no desembaraço e no ato de pentear”, finaliza Patrícia.     


Comentários