Saiba os detalhes sobre a "Estrela de Natal" que poderá ser vista nesta segunda-feira (21)
Fenômeno astronômico poderá ser observado após o pôr do sol

Foto: Reprodução/Olhar Digital
Um fenômeno astronômico raro pode ser observado do Brasil e de praticamente toda a Terra nesta segunda-feira (21). Será o alinhamento de Júpiter e Saturno, que vão estar próximos e devem parecer um planeta duplo (dois pontos brilhantes). Essa formação é conhecida como “Estrela de Belém” ou “Estrela do Natal”. Hoje, no último dia do período, a distância entre eles deve ser ainda menor. O fenômeno ficará visível após o pôr do sol. Os dois planetas só estiveram tão perto nos anos 1623 e 1226. As conjunções são raras porque cada planeta demora um tempo diferente para girar em torno do Sol.
"Todos os corpos celestes estão em movimento. Em especial, o Sol e os planetas se movimentam em uma linha no céu chamada Eclíptica. Quando ocorre um cruzamento entre os planetas a gente chama de conjunção", diz Felipe Navarete, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). O pesquisador conta ainda que, apesar de os planetas estarem próximos, a distância ainda vai ser de quase 700 milhões de quilômetros. "Esse efeito, essa conjunção ocorre a cada 400 e poucos anos. Século 13, século 17 e agora 21. Encontros semelhantes podem acontecer mais frequentemente, mas as máximas aproximações no céu são bem raras e demoram mais tempo para ocorrer."
Como visualizar o fenômeno
Os planetas estarão próximos o suficiente para que caibam juntos no campo de visão de um telescópio, mas o fenômeno também poderá ser observado a olho nu ou com binóculos. Eles serão visíveis a partir do pôr do Sol (às 18h57, considerando um observador em Brasília), 24º acima do horizonte a oeste, e ficarão no céu até sumirem sob o horizonte às 20h46. Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais.
Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou aplicativo de astronomia em seu celular. O truque em questão, é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.