Saiba quais empregos podem expor homens ao câncer de próstata, segundo Inca
Câncer é o segundo tipo mais comum entre a população masculina

Foto: Reprodução/ Thinkstock
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, além de ser o causador de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Contudo, alguns tipos de ocupações e atividades econômicas podem expor esses individuos ao risco, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Funções da indústria de eletrônicos, PVC, bombeiros, aplicadores de agrotóxicos, a exemplo de fundiação de metais não ferrosos, tratamento de madeira, fabricação de vidros, produção de refino de cádmio, radiologia, usinas nucleares, atividades noturnas e mineração subterrânea são trabalhos que deixam os empregados mais expostos à doença.
De acordo com o Inca, os principais cancerígenos no trabalho são: arsênio e seus compostos, malation (agrotóxico), cádmio e compostos, radiação ionizante, elemento radioativo (tório 232) e trabalho noturno.
A instituição pontua que todos os casos são evitáveis, se os principais agentes cancerígenos nos processos de trabalho forem eliminados.
Ainda conforme estimativas do Inca, cerca de 65.840 homens brasileiros serão afetados com esse tipo de câncer entre 2020 e 2022.