Saída de Bolsonaro do PSL passa por solução jurídica
Presidente avalia fusão de pequenos partidos

Foto: Reprodução
Como alternativa para saída do PSL, o presidente Jair Bolsonaro estuda como plano principal, a fusão do Patriota com outro partido de menor expressão. O núcleo duro do presidente considera que, dessa forma, será possível que deputados do PSL migrem para a nova legenda sem o risco de perder o mandato.
Os filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) têm conversado com dirigentes de outros partidos e avaliam a fusão como a solução mais rápida.
Quando duas legendas se fundem, aos olhos da Justiça Eleitoral é como se surgisse um novo partido. Com isso, deputados poderiam vir para essa legenda sem necessidade de aguardar a abertura da janela de transferência. A criação de um novo partido, sem fusão, demoraria cerca de um ano.
Bolsonaro admitiu a deputados em reunião nesta quarta-feira (9) que está decidido a sair da legenda, mas que primeiro quer uma garantia jurídica para que os deputados que o acompanhem na desfiliação ao PSL não percam seus mandatos.