Salvador está entre as seis capitais brasileiras consideradas melhores para investir, diz consultoria
Levantamento da Kearney se baseia em 29 métricas

Foto: Reprodução
Dados de um ranking global elaborado anualmente pela consultoria Kearney apontam seis capitais brasileiras entre as cidades mais promissoras do mundo para atrair investimentos. Embora todos os problemas econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife estão entre os 156 melhores destinos com potencial para reter negócios, pessoas e ideias.
O levantamento se baseia em 29 métricas, divididas em cinco temas com diferentes pesos: volume de negócios (30%), capital humano (30%), troca de informações (15%), experiência cultural (15%) e engajamento político (10%). De acordo com os dados do levantamento, São Paulo é a cidade mais bem posicionada entre as brasileiras que aparecem no levantamento e ocupa a 40ª posição neste ano, ante a 42ª colocação de um ano atrás, quando tinha caído nove posições na lista em relação ao período anterior.
O grande volume de atividades de negócios na capital paulista continua a ser o principal motivo de atração. O Rio de Janeiro surge em 76º lugar, anteriormente ocupava a 72ª colocação e agora é a segunda cidade brasileira mais promissora do ranking. Belo Horizonte subiu nove posições, passando de 113ª a 104ª. Porto Alegre, que em 2020 estava no 116º lugar, neste ano aparece em 108º. Já Salvador é o 124º melhor destino e Recife permaneceu em 125º lugar.
“O Brasil sempre foi e será um destino atrativo para investimentos, mas é fato que o momento é de cautela. O governo atual previa um mundo de promessas, mas o que vivemos foram três anos de incertezas. A pandemia só amplificou esses efeitos”, disse o consultor Sachin Mehta, sócio da Kearney. Ainda segundo o estudo, Nova York, Londres, Paris e Tóquio mantiveram as quatro primeiras posições no índice, como ocorreu no ano passado.