Salvador terá mais 31 semáforos inteligentes

Os equipamentos estão sendo instalados na Avenida San Martin, entre o Retiro e o Largo do Tanque

Por Da Redação
Ás

Salvador terá mais 31 semáforos inteligentes

Foto: Reprodução / Secom Salvador

Começam a operar, durante esta semana, 31 semáforos inteligentes em uma das vias mais movimentadas de Salvador: a Avenida San Martin, entre o Retiro e o Largo do Tanque. A substituição dos equipamentos existentes pelos mais modernos já começou no trecho. Com essa expansão, Salvador vai passar a contar com mais de 180 semáforos desse tipo espalhados pelas principais vias da cidade.  

A tecnologia permite o reconhecimento da demanda de veículos em determinados locais, ajustando o tempo de abertura e fechamento ao tráfego no momento. Com isso, é possível alterar o tempo semafórico, sempre considerando o fluxo de automóveis. Esse monitoramento é feito pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

Segundo a autarquia, o sistema leva em consideração também a ocorrência de um congestionamento ou movimentação atípica na região, projetando mudanças automáticas. Alguns desses equipamentos terão câmeras que servem unicamente para contabilizar o fluxo da via, ou seja, elas não estão sendo usadas como radares de velocidade.  

“A San Martin é uma avenida de fluxo intenso de veículos, onde registramos alguns pontos de retenção. Acreditamos que a implantação desses equipamentos propiciará a redução dos congestionamentos, já que os semáforos funcionarão de acordo com a demanda da via, em tempo real. Isso resultará numa diminuição do tempo de deslocamento”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.