Salvador: vacinação de pessoas com comorbidades deve ser iniciada após imunização de idosos
Pacientes devem estar cadastrados no SUS com alguma das deficiências para serem imunizados

Foto: Divulgação /gov
O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, afirmou nesta terça-feira (13) que a vacinação contra covid-19 de pessoas com comorbidades deve ser iniciada logo após a conclusão da imunização dos idosos com 60 anos.
Prates explicou que o paciente será vacinado ou não a depender do grau de cada doença. A lista de comorbidades que serão consideradas como prioridade na próxima fase de vacinação foi publicada no Diário Oficial do Município.
"São 22 comorbidades a serem contempladas e tem graus de comorbidades. Não é todo mundo que tem certa comorbidade que vai ser vacinado. Tem o grau estabelecido pelo Ministério da Saúde, e o prefeito Bruno Reis com o desejo da transparência fez questão que replicássemos a publicação no nosso Diário. A previsão e orientação é que a vacinação seja iniciada logo após a vacinação de idosos de 60 anos. Teremos que concluir os idosos com 60 anos para depois iniciar a vacinação das pessoas com comorbidade", explicou em entrevista à rádio Metrópole.
Para evitar fraudes na fase 3 da vacinação, os pacientes devem estar cadastrados no Sistema Único de Saúde com alguma das doenças para ter direito à imunização.