Santa Catarina registra maior mortandade de pinguins em 11 anos
Quase 2 mil aves mortas foram encontradas em junho

Foto: PMP-BS/R3 Animal/Divulgação
Em Santa Catarina, foram encontrados mortos 1910 pinguins-de-magalhães, somente em 2026, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). É o maior número registrado no primeiro semestre do ano desde 2015, quando começou o monitoramento.
A morte de parte das aves durante o período migratório é esperada. Porém, a quantidade tem preocupado pesquisadores. A maior parte das aves mortas foi encontrada em junho. No mês, 1796 pinguins mortos foram encontrados, comparado à 111 em maio.
Os animais são encontrados mortos nas praias em maior quantidade durante os meses de junho, julho, e no pico de deslocamento, em agosto. Pinguins jovens, cansados da jornada, são a maioria dos achados mortos no estado. Estes representam 90% dos encontrados mortos.
O PMP-BS investiga a causa do aumento expressivo das mortes. Ainda não há certeza dos fatores.
Segundo André Barreto, coordenador-geral do projeto, avalia que isso pode estar acontecendo por uma combinação de fatores.
"A gente não tem informação sobre a quantidade de pinguins que nasce a cada ano lá na Argentina. Não faz parte do nosso monitoramento, mas a gente imagina que a ocorrência, a maior quantidade de pinguins aqui no Brasil está ligada tanto a questões oceanográficas, que é essa questão do transporte dos animais sendo jogados para a costa, quanto questões biológicas, que é a questão da abundância deles lá nas colônias. Então, é uma combinação dos dois que deve trazer mais animais aqui para nossa costa", diz.
O projeto faz um estudo das carcaças encontradas nas praias, visando descobrir as causas de morte. A migração da espécie chega até o meio de setembro. Ao fim do período, com todos os números obtidos, pesquisadores poderão avaliar com mais precisão as causas.
O PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para atividades de produção e escoameto de petróleo e gás da Petrobras na Bacia de Santos.


