São Paulo confirma 67 novos casos de mpox em um mês

Estado contabiliza 300 infecções pela doença em 2026; não há registro de mortes

Por Da Redação
Às

São Paulo confirma 67 novos casos de mpox em um mês

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O estado de São Paulo confirmou 67 casos de mpox desde 4 de outubro, número que corresponde a aproximadamente 22% das infecções registradas ao longo de 2026. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde nesta sexta-feira (6).

Desde janeiro, o estado contabiliza 300 casos confirmados, sendo 197 na capital paulista. Até o momento, não foram registradas mortes pela doença neste ano.

Segundo a plataforma de monitoramento da secretaria, São Paulo registrou 423 casos em 2025 e 1.134 em 2024.

Apesar do encerramento da emergência internacional de saúde púbica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2025, a mpox continua sendo monitorada.

O monitoramento inclui exames laboratoriais e rastreamento de contatos para identificar possíveis transmissões.

“Seguimos monitorando o cenário epidemiológico e orientando os serviços de saúde para que estejam preparados para identificar e notificar rapidamente qualquer suspeita”, afirmou Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP).

Transmissão e sintomas

A mpox é uma infecção viral transmitida principalmente pelo contato direto com lesões, mucosas e secreções de pessoas infectadas. O contágio também pode ocorrer pelo  pelo compartilhamento de objetos contaminados, como toalhas e roupas de cama.

Entre os sintomas estão lesões na pele, febre, dores musculares, dor de cabeça e inchaço dos gânglios linfáticos.

Para prevenir a infecção, a Secretaria da Saúde recomenda evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas suspeitos, não compartilhar objetos pessoais e manter a higienização frequente das mãos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.