Saúde cria site para brasileiros que precisem comprovar vacinação contra a Covid-19
Orientações estão sendo feitas até o restabelecimento das informações

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz, anunciou nesta sexta-feira (10), um hotsite do órgão, voltado para ajudar brasileiros à comprovarem a vacinação enquanto as informações do Conecte SUS estão fora do ar.
No site, os usuários são orientados sobre as maneiras para comprovar o recebimento dos imunizantes, como por meio da versão física do cartão de vacinação, que segue válida; além da segunda via do cartão - esta pode ser solicitada na unidade de saúde onde foi realizada a vacinação -; em municípios que tem bases voltadas para a emissão dos certificados.
Além disso, o secretário executivo confirmou que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) deve enviar um pedido aos países que solicitam o certificado para que o cartão de vacinação seja aceito.
A pasta adiou por uma semana as decisões voltadas ao combate da variante Ômicron no pais, que incluíam apresentação do certificado de vacinação e quarentena.
“Para não prejudicar o brasileiro que está no exterior a gente decidiu postergar a portaria", defendeu. De acordo com ele, os brasileiros que estão no exterior e não imprimiram a versão do comprovante podem ser prejudicados caso a medida se mantenha.