Saúde do corpo na pandemia

Confira o nosso editorial desta terça-feira (8)

[Saúde do corpo na pandemia]

FOTO: Reprodução

Ao longo da pandemia, muito se fala sobre o aumento dos sintomas relacionados à depressão e à ansiedade, modificando a vida de boa parte da população. Tem um ponto, no entanto, que precisamos prestar um pouco mais de atenção: o sono. 

De acordo com o levantamento realizado pela empresa global de inovação corporativa The Bakery, 44% dos 780 brasileiros entrevistados afirmaram estar com dificuldade para dormir por causa da pandemia da covid-19.

Desde o início desse período tão delicado, vários profissionais da área da saúde mental bateram na tecla da manutenção da rotina. E não foi à toa, a implementação de uma rotina ajuda a ter uma noite de sono mais saudável.

A falta do sono impacta na saúde, trazendo prejuízos sociais e profissionais. Em inúmeros casos, pessoas com insônia apresentam problemas de ansiedade e/ou depressão. Primeiro ponto interessante é avaliar se o tempo de sono está adequado para cada um. Algumas pessoas ficam bem dormindo pouco e outras pessoas precisam dormir mais. Nem todas as pessoas demandam do mesmo número de horas de sono.

Um dos problemas em não conseguir dormir vem do que especialistas chamam de “ciclo negativo da insônia”. Em muitos casos, o fato de não dormir faz com que a pessoa tenha pensamentos como “não vou conseguir dormir novamente”, “o dia de amanhã será ruim devido ao meu cansaço”, “acho que não sou normal, afinal todos dormem”. Esses tipos de pensamentos acabam aumentando a ansiedade e pioram, por consequência, a insônia.

Há solução. A psicóloga aponta algumas dicas de modificações que podem ser feitas ao longo do dia para minimizar a situação e melhorar a noite, como evitar consumir bebida alcoólica e produtos que tenham cafeína ou algum outro estimulante a partir de seis horas antes de se deitar e realizar a última refeição de uma a duas horas antes de se deitar. Fazer exercícios físicos na parte da manhã é, também, sempre um agrado ao corpo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!