• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Saúde libera certificado da vacinação para quem tomou vacinas diferentes

Saúde libera certificado da vacinação para quem tomou vacinas diferentes

Emissão do comprovante pode ser acessada no aplicativo do SUS

Por Da Redação
Ás

Saúde libera certificado da vacinação para quem tomou vacinas diferentes

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde liberou a emissão do certificado de vacinação contra a Covid-19 para pessoas que receberam as duas doses do imunizante de marcas diferentes. O comprovante já pode ser emitido por meio do aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS), ConecteSUS. 

Ainda no início do mês, a pasta reconheceu a falha do aplicativo em liberar o registro da intercambialidade de doses e afirmou que buscaria uma solução para a limitação. 

Em nota técnica, o Ministério da Saúde afirmou que é recomendado que os cidadãos completem o ciclo vacinal com a mesma vacina, sem intercambialidade. No entanto, em caso de falta de doses para completar o ciclo vacinal ou por condições específicas, pode haver uma exceção para a aplicação de marcas diferentes. 

Por exemplo, para mulheres grávidas ou puérperas, que iniciaram o ciclo vacinal com imunizantes AstraZeneca/Fiocruz, o recomendado é que a segunda dose seja do imunizante Pfizer/BioNTech ou, em caso de falta, Sinovac/Butantan. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário