Segunda parte da reforma tributária deve ser enviada na próxima semana ao Congresso Nacional

A anúncio foi feito pelo ministro Paulo Guedes

[Segunda parte da reforma tributária deve ser enviada na próxima semana ao Congresso Nacional ]

FOTO: Agência Brasil

A segunda parte da reforma tributária deve ser enviada na próxima semana ao Congresso Nacional, confirmou nesta quarta-feira (23) o ministro da Economia, Paulo Guedes depois de reunião com líderes partidários e com o presidente Jair Bolsonaro. Depois da polêmica gerada pela possibilidade da criação de um novo imposto, o ministro disse que estuda um programa de substituição tributária e uma forma de ajudar a gerar vagas de trabalho no pós-pandemia.

"Queremos facilitar a criação de empregos, então vamos fazer um programa de substituição tributária. Da mesma forma, queremos criar renda. Descobrimos 38 milhões de brasileiros que eram invisíveis e temos que ajudar essa turma a ser reincorporada no mercado de trabalho, então temos que desonerar a folha, por isso, precisamos de tributos alternativos", explicou Guedes.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, reforçou que não há intenção de aumentar a carga tributária. "Reafirmamos o nosso compromisso com o teto de gastos e o rigor fiscal, nenhuma proposta que será encaminhada vai tratar dessa questão. Nós estamos buscando dentro o Orçamento recursos para avançar nos programas e, se houver necessidade, faremos uma substituição de tributação, mas não haverá aumento de carga tributária", falou após o encontro.

A reforma tributária está em discussão em uma Comissão Especial que reúne deputados e senadores e a expectativa é que ela possa ser votada, pelo menos em uma das Casas do Congresso Nacional ainda neste ano.


Comentários