Segundo aliada, Celso Sabino condicionou empregos a ajuda na campanha; ouça áudio

Gerente do Postal Saúde, plano de saúde dos Correios, afirma ter negociado manutenção de cargos com o ministro, “porém, terão que trabalhar na política”

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Segundo aliada, Celso Sabino condicionou empregos a ajuda na campanha; ouça áudio

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma gerente do plano de saúde dos Correios informou aos subordinados que negociou com o ministro do Turismo, Celso Sabino, a permanência deles nos cargos, em troca de apoios na campanha eleitoral. 

O contato foi relatado em um áudio, enviado em grupo de WhatsApp, e divulgado pelo portal Metrópoles na terça-feira (15). A mulher que conta sobre a negociação é a gerente regional do Postal Saúde no Pará, Janaína Sampaio Dias. [Escute o áudio na íntegra no final da matéria]

“A notícia ruim é que vocês também vão ter que trabalhar na política, tá? Hoje foi deixado bem claro que não é para mexer com ninguém, que não é para tirar ninguém da Postal, tá? Expliquei para o Celso que é uma operadora de saúde, que eu não tinha como tirar ninguém para colocar alguém sem experiência. Ele entendeu. Porém, vocês vão ter que trabalhar comigo na política”, disse Janaína na mensagem. 

Sabino está no segundo mandato de deputado federal e deve disputar uma vaga ao Senado em 2026. O ministro ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Ainda no áudio, Janaina disse que os funcionários devem estar disponíveis de maneira integral no próximo ano para lidar com as demandas eleitorais.

“Esse primeiro ano (2025), a gente vai trabalhar normal. Vamos fazer política e tudo. Normal. Porém, ano que vem (2026), a gente não tem dia e não tem hora. Certo? E é isso. A notícia ruim para vocês. Como ele [Sabino] falou hoje, a gente é um grupo. A gente está aqui para crescer, mas eu preciso do apoio de todo mundo. Então, a notícia ruim é essa: que vocês não vão ter só a Postal, como vocês também vão ter que trabalhar comigo”, finalizou.

De início, Janaína disse não se recordar da orientação. Após saber que o áudio foi vazado, a gerente disse que não existe esse tipo de vínculo entre os funcionários e Sabino.

“Eles têm livre arbítrio para trabalhar (na campanha). Não cabe nenhuma ameaça aos trabalhadores do Postal Saúde, tendo em vista que toda a força de trabalho foi composta por processo seletivo realizado pelo órgão”. “Não há de se pensar em campanha eleitoral há mais de 1 ano do período das eleições. Não houve e nunca haverá esse tipo de vínculo”, declarou.

Janaína foi indicada para o posto em junho do ano passado. Os Correios são subordinados ao ministro das Comunicações Frederico Silveira, que é apadrinhado do partido de Celso Sabino, o União Brasil.

O Postal Saúde movimenta bilhões de reais por ano e recebe aporte mensal dos Correios de R$ 100 milhões.

Ouça o áudio: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.