• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Segundo Banco Central (BC), lojistas poderão registrar recebíveis de cartão a partir desta segunda-feira (7)

Segundo Banco Central (BC), lojistas poderão registrar recebíveis de cartão a partir desta segunda-feira (7)

A medida deve beneficiar principalmente micro e pequenas empresas

Por Da Redação
Às

Segundo Banco Central (BC), lojistas poderão registrar recebíveis de cartão a partir desta segunda-feira (7)

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Banco Central (BC) confirmou que, a partir desta segunda-feira (7), o registro centralizado das receitas de lojistas com as vendas realizadas por cartão começará a funcionar. A medida deve beneficiar principalmente micro e pequenas empresas.

A medida aumentará a concorrência entre as instituições financeiras, permitindo a redução do spread bancário, informou o BC em nota.

O comerciante terá a oportunidade de dividir as agendas de recebíveis, em lotes de dezenas ou centenas de transações, e negociar com várias instituições financeiras ao mesmo tempo, até conseguir o melhor empréstimo.

Esses recebíveis valem tanto para as vendas com cartão de crédito e de débito. Já que as empresas credenciadoras irão registrar essas transações, os comerciantes poderão conseguir empréstimos ao oferecer os recebíveis para cobrir eventuais inadimplências ou até revender as receitas que têm direito a receber nas vendas com maquininhas.

Existem três empresas autorizadas a atuar como credenciadoras de recebíveis no país : CIP, Cerc e Tag. No entanto, as companhias relatam dificuldades na montagem dos sistemas e pediram ao Banco Central os adiamentos da entrada em vigor do registro.

A data prevista era para 3 de novembro do ano passado, passou para 17 de fevereiro e foi novamente adiada para 7 de junho, data confirmada pelo BC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.