Segurança pública: peritos criminais entregam cargos na Bahia
Órgãos tentam diálogo com o governo da Bahia, mas sem sucesso

Foto: Divulgação
O Sindicato dos Peritos Médicos e Odontos Legais da Bahia (Sindimoba) e o Sindicato dos Peritos Criminalísticos da Bahia (Asbac) informaram na última segunda-feira (23), em comunicado, a entrega dos cargos de coordenação do Departamento de Polícia Técnica em diversas regionais da Bahia. A decisão ocorre, segundo os sindicatos, após inúmeras tentativas de diálogo com o governo do Estado.
O Sindmoba protocolou na governadoria a entrega dos cargos de coordenação assumidos pelos peritos odonto-legistas nas regionais de Itabuna, Vitória da Conquista e Porto Seguro. Os sindicatos informaram, ainda, que tentam contato com o governo da Bahia desde de dezembro do ano passado. A tentativa de contato tem o objetivo mostrar as demandas existentes para a melhoria da Polícia Civil e Polícia Técnica, além do combate à criminalidade na Bahia.
O presidente da Asbac, perito criminal Leonardo Fernandes, salienta que antes de emitir esse ofício, deliberado nas assembleias realizadas nos dias 14 e 16 de março deste ano, e enviado na segunda, o Sindicato tentou de todas as formas evitar qualquer tipo de confronto com o governo.
“Tentamos a abertura de diálogo com o governo através de vários interlocutores, mas todas as tentativas foram ignoradas. Nossa demanda sequer foi ouvida. Ficou evidenciado o que os nossos profissionais estão atestando já há um bom tempo: o governo abandonou o Departamento de Polícia Técnica, mas não iremos desistir, vamos agora avançar em nossa luta em busca da abertura de canal de diálogo com o governo, a entrega dos cargos foi apenas o primeiro”, disse o presidente da Asbac.
Já ultrapassa a marca de 90% a quantidade de vagas que já foram entregues. As seguintes Regionais de Polícia Técnica (CRPT) entregaram os cargos de chefia: Barreiras, Jequié, Teixeira de Freitas, Camaçari, Euclides da Cunha, Santa Maria da Vitória, Jacobina, Alagoinhas, Itapetinga, Guanambi, Ilhéus, Brumado, Paulo Afonso, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Serrinha, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Grande Regional Mata Sul.
A reportagem do Farol da Bahia entrou em contato com a Polícia Civil para um posicionamento, mas ainda não obteve resposta.


