Semana Santa: três feiras de Salvador apresentam o menor preço dos produtos típicos
Codecon fez levamento durante os dias 30 de março e 4 de abril

Foto: Farol da Bahia
Produtos típicos da semana santa como peixe, camarão e dendê têm alta procura nos últimos dias e pesquisar onde encontrar mais barato vale a pena. Segundo uma pesquisa da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), as feiras de São Joaquim, Sete Portas e Municipal de Itapuã são as que apresentam os preços mais atrativos.
O levantamento foi feito durante a Operação Semana Santa, realizada entre os dias 30 de março e 4 de abril. Durante a ação, os agentes da Codecon também fiscalizaram 122 estabelecimentos, escolhidos por amostragem, em feiras livres, centros de abastecimento e mercados, visando inibir práticas abusivas que podem ocorrer nesta fase.
O diretor-geral do órgão, Zilton Krüger Netto, ressalta a importância em observar as embalagens dos produtos. “O consumidor precisa estar atento principalmente à integridade da embalagem, data de validade e ao local de armazenamento. Pedimos que os cidadãos também sejam fiscais dos seus direitos e denunciem qualquer irregularidade que possam presenciar”.
Durante as fiscalizações, os agentes da Codecon verificam se os estabelecimentos estão cumprindo as leis de proteção ao consumidor, como a informação clara e precisa sobre preços, validade dos produtos e higiene dos locais. Na pesquisa de preços, os itens listados foram ingredientes como azeite de dendê, amendoim, bacalhau, camarão seco e fresco, castanha, coco seco, leite de coco e quiabo, além dos peixes cavalinha, corvina, pescada amarela, castanha, vermelho, badejo e robalo.
Como denunciar
O consumidor pode denunciar alguma irregularidade através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através do número 156.
A reclamação também pode ser registrada presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar ainda para o número (71) 3202-6270.