Senado restringe propaganda de bets nos estádios; influenciadores também são afetados
Medida será adotada em estádios, uniformes e em eventos esportivos; projeto visa reduzir a exposição excessiva dos jogos de azar

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O Senado aprovou um projeto de lei nesta quarta-feira (26) que restringe a publicidade de apostas online, conhecidas como bets. A medida adotada em estádios, uniformes e eventos esportivos também será válida para os influenciadores, que não podem ser contratados para divulgar as apostas.
O texto do senador Styvenson Valentim (PSDB-RN) delimita o horário para a exibição de propagandas de casas de apostas no rádio, na televisão e na internet. O projeto visa reduzir a exposição excessiva de conteúdos sobre jogos de azar, principalmente entre os jovens e grupos vulneráveis.
O relator do projeto, senador Carlos Portinho (PL-RJ), reforçou a ausência de fiscalização das casas e cita que a medida não vai deixar os clubes esportivos sem dinheiro. “O setor não se autorregulou, e o poder público precisa intervir para proteger a sociedade”, apontou.
A aprovação do texto uniu parlamentares do governo e da oposição, visto que ambos demonstraram preocupação com o efeito das bets sobre as camadas mais sensíveis da sociedade.