Senador quer depoimento de Vilas-Boas na CPI da Covid-19

Além do secretário baiano, Eduardo Girão propõe que secretários de todos os estados nordestinos sejam convidados a depor

Por Da Redação
Ás

Senador quer depoimento de Vilas-Boas na CPI da Covid-19

Foto: Divulgação

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) protocolou um requerimento para convocar o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, para depor na CPI da Covid, comissão parlamentar de inquérito que investiga supostas omissões e irregularidades nos gastos do governo federal durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

Além do secretário baiano, Eduardo Girão propõe que secretários de todos os estados nordestinos sejam convidados a depor.

Na justificativa, o senador diz que a convocação “se destina, exclusivamente, a verificar a adequada aplicação dos recursos federais repassados aos estados que compõem o Consórcio do Nordeste em razão da pandemia de Covid-19”. “No caso concreto, a CPI PANDEMIA não está interessada nos atos de gestão do executivo municipal e estadual, mas, tão-somente, nas questões passíveis de serem investigadas pela CPI”, acrescenta.

Ainda segundo o parlamentar, a compra de respiradores junto às empresas Hempcare e Pulsar serão alvos da investigação proposta. Ambas empresas receberam $ 48,7 milhões e U$ 7,9 milhões, respectivamente, na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, na época presidido pelo governador Rui Costa (PT).

“Em ambos os contratos, os ventiladores pulmonares não foram entregues, sendo que, em face da Hempcare Pharma Representações Ltda. os valores empregados não foram devolvidos. Já em relação à empresa Pulsar Technologies, houve devolução de parte do dinheiro, mas com perdas cambiais para todos os estados envolvidos na compra. Por exemplo, segundo o TCE-CE a perda para o Estado do Ceará foi da ordem de R$ 617.417,11”, explica Girão, em trecho do requerimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.