Senador Weverton utilizou jatinho também usado por "Careca do INSS" investigado em esquema do INSS
Aeronave pertence a advogado que integra a defesa de Antonio Antunes no STF

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) usou um jatinho também utilizado por Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, investigado pela Operação Sem Desconto, que apura fraude de R$ 6 bilhões na Previdência. A aeronave, um Beech F90 prefixo PT-LPL, está registrada em nome da Air Connect S/A, da empresária Joelma dos Santos Campos, esposa do advogado Erik Marinho.
Reportagens do Metrópoles registraram o senador desembarcando da aeronave nos dias 1º e 15 de setembro, no Aeroporto de Brasília, em viagens entre São Luís e a capital federal. Segundo Weverton, ele pega “carona” no avião e nunca voou ao lado de Antunes.
Erik Marinho confirmou que tanto o senador quanto o lobista usaram o jatinho, mas disse que se tratou de coincidência. O advogado afirmou emprestar a aeronave a Weverton e que, em alguns casos, cobra despesas. Sobre Antunes, disse que o lobista pagou pelo uso, mas que não recorda as datas.
Além de ser suplente do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), Marinho é advogado de Antunes no STF, com procuração assinada pelo lobista. Isso lhe garante acesso ao inquérito que investiga o esquema de fraudes em aposentadorias. Oficialmente, a defesa de Antunes é conduzida pelo criminalista Cleber Lopes de Oliveira.
Nos últimos meses, investigações também apontaram conexões entre o lobista e aliados de Weverton. Um ex-assessor do senador, Gustavo Marques Gaspar, deu procuração a Rubens Oliveira Costa, conhecido como “homem da mala” de Antunes, para movimentar recursos de sua empresa. Além disso, um carro em nome de Gaspar foi anunciado à venda pelo lobista.
Em nota, Weverton declarou que seus deslocamentos ocorreram de forma regular e criticou a tentativa de vinculá-lo às investigações sobre desvios no INSS.