Senadores apresentam plano de trabalho para a CPI da Covid-19

O plano não será colocado para votação dos membros

Por Juliana Dias
Ás

Senadores apresentam plano de trabalho para a CPI da Covid-19

Foto: Reprodução

Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentaram nesta quinta-feira (29) o plano de trabalho para a CPI da Covid-19, que não será colocado para votação dos membros. Trata-se de um roteiro, que começa com audiências e requerimentos de informações, e segue para investigações a partir das informações obtidas. O relator da CPI, Renan Calheiros, disse que o plano não limita as investigações, apenas sistematiza as apurações. 

"A investigação é do Parlamento com poderes Constitucionais em busca da verdade. Esta CPI é completamente diferente, se nos depararmos com desvio de recurso, se for da nossa competência, nós vamos apurar. Mas essa Comissão não é para isso, é para investigar se houve omissão, se houve responsabilidade, se houve negligência do governo na condução da pandemia, esse é o fato determinado", explicou Calheiros. Os dois senadores disseram que não aceitarão interferências externas, como a apresentação de requerimentos elaborados pelo Palácio do Planalto.  "Nós não vamos atuar conturbando a CPI", falou Randolfe.  

Mais cedo, a CPI aprovou as convocações dos ex-ministros da Saúde que atuaram na pandemia. Na próxima terça (4), serão ouvidos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Na quarta (5) será a vez do general Eduardo Pazuello e, na quinta (6), o atual titular da Saúde, Marcelo Queiroga, será ouvido como testemunha. "Eles foram convocados para colaborar com os trabalhos", explicou Calheiros.

Além da convocação de ministros, a Comissão aprovou diversos requerimentos. Entre eles, está o que quer ouvir das farmacêuticas como foram as negociações das vacinas com o governo federal. Também há um que pede dados relacionados a um aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava o uso de cloroquina. Especificamente sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi solicitado o roteiro de deslocamento dele pelo comércio de Brasília e entorno do Distrito Federal durante a pandemia. Já quanto aos governos estaduais, eles terão que detalhar os gastos feitos para conter o vírus.

As reuniões devem ser feitas às terças, quartas e quintas, de forma semipresencial no Senado Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.