Servidores federais marcam paralisação de atividades e protesto no dia 18 de janeiro

Mobilização foi convocada pelo Fonacate pela busca do reajuste salarial das categorias

[Servidores federais marcam paralisação de atividades e protesto no dia 18 de janeiro]

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os servidores públicos federais decidiram realizar uma paralisação das atividades e um protesto na frente do Ministério da Economia no dia 18 de janeiro para cobrar reajuste salarial do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O movimento faz parte do calendário do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que representa o funcionalisto público federal. A medida foi aprovada ainda em dezembro de 2021, quando Bolsonaro indicou que daria o reajuste salarial somente aos policiais federais neste ano. 

A queixa dos servidores de outras categorias é que estão com os salários congelados desde 2017. De acordo com cálculos do Fonacate, os salários dos trabalhadores estão defasados entre 27,2% e 26,3%.

Além do dia 18, também já estão previamente marcados para 25 e 26 de janeiro outras duas mobilizações. Caso mesmo após dos protestos o governo não abrir diálogo com os servidores, o Fonacate dá aval para que eles entrem em greve a partir de fevereiro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!