Sete candidatos em 2020 decidiram trocar Salvador por Lauro de Freitas como reduto eleitoral, diz levantamento
No Brasil, quase 2 mil candidatos também decidiram mudar de cidade

Foto: Reprodução/O Regional
Quase 2 mil candidatos que disputaram a última eleição municipal estão concorrendo por outra cidade neste ano, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A maioria das trocas aconteceu em cidades vizinhas e do mesmo estado. Mas houve também mudanças para municípios em outras unidades da federação.
A troca mais frequente foi de Recife para Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana da capital de Pernambuco. Oito candidatos fizeram essa mudança desde a última eleição. Outros sete deixaram Salvador para a vizinha Lauro de Freitas no período. Foi a segunda mudança mais frequente. Ao todo, 238 estão se candidatando neste ano em um estado diferente do que disputaram em 2016.
São Paulo teve o maior número de trocas. Ao todo, 54 deixaram cidades no estado pelas de outra federação e 32 saíram de outros estados para São Paulo. A troca mais frequente foi de municípios paulistas para mineiros, com 22 casos, e a segunda foi o inverso, com 15 registros.
A troca de cidade é motivada pela busca de um melhor desempenho do candidato e do partido, afirma Luciana Santana, doutora em Ciência Política e professora na Ufal (Universidade Federal de Alagoas).


