• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Sete em cada 10 adolescentes dormem menos que o necessário, diz pesquisa

Sete em cada 10 adolescentes dormem menos que o necessário, diz pesquisa

Especialista aponta que o uso do celular à noite é o maior desafio dos jovens

Por Da Redação
Às

Sete em cada 10 adolescentes dormem menos que o necessário, diz pesquisa

Foto: Adobe Stock

Sete em cada dez adolescentes dormem menos do que o necessário, de acordo com uma pesquisa publicada na revista cientifica Jama. O dado aponta que mais de 120 mil jovens foram ouvidos e alerta para os impactos da privação de sono, que vão de irritabilidade até o risco de obesidade.

De acordo com o pediatra especialista em sono, Gustavo Moreira, em entrevista ao podcast Bem-Estar, o problema resulta de uma combinação de fatores biológicos e comportamentais. 

Ele pontua que a adolescência é marcada por uma mudança natural no padrão de sono, o problema, no entanto, é que a rotina social não acompanha essa mudança. Com as aulas, compromissos e longos deslocamentos, muitos adolescentes dormem muito tarde e acordam cedo, o que gera um déficit de sono ao longo da semana. 

Conforme a pesquisa, dois mecanismos influenciam diretamente o sono: o fator homeostático: acúmulo de cansaço ao longo do dia; e fator circadiano: o relógio biológico, que regula os horários de sono e vigília.

A exposição muitas horas à luz das telas à noite também interfere na produção de melatonina, hormônio que induz o sono. 

A recomendação média de sono para um adolescente é de cerca de nove horas por noite, podendo varias ente oito e 10 horas. Dormir menos que isso pode gerar prejuízos. 

Além da luz dos aparelhos, outros fatores também atrapalham o sono: consumo de cafeína à noite; atividade física no período noturno; e falta de rotina para dormir e acordar.  

Para regular o sono, o especialista recomenda:

manter horários fixos para dormir e acordar
reduzir estímulos à noite
evitar telas antes de dormir
tomar sol pela manhã
criar um ambiente tranquilo no quarto      

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário