Setembro registra maior consumo de energia da série histórica para o mês, diz EPE
Aumento foi de 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado

Foto: Getty Images
Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, apontam que o mês de setembro apresentou um aumento de 3,4% de consumo de energia em relação ao mesmo mês do ano passado. Além disso, setembro registrou a maior quantidade de energia consumida para o nono mês do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004. O recorde foi observado tanto no consumo de energia elétrica da classe comercial (7.278 GWh) como no consumo da classe residencial (12,6 mil GWh).
Já o consumo da indústria, que também apresentou alta na comparação com setembro do ano passado, registrou o maior consumo para setembro desde 2014 (14,8 mil GWh). O consumo acumulado nos últimos 12 meses totalizou 498,6 mil GWh, o que representa uma expansão de 5,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a EPE, o crescimento do consumo energético residencial foi puxado pelo clima mais quente e seco em boa parte do território nacional. Já o aumento no consumo da classe comercial tem grande influência da recuperação do setor de serviços no país.
O setor foi impactado positivamente em decorrência do avanço da vacinação do novo coronavírus e do aumento da mobilidade urbana. O consumo de energia elétrica da classe comercial apresentou aumento de 9,2% em setembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Todas as regiões do país registraram crescimento no consumo de energia. A maior taxa de expansão foi na região Nordeste, com aumento de 10,9%. Logo depois vem o Sudeste (+10,4%), Sul (+8,7%), Norte (+5,3%) e Centro-Oeste (+2,9%). O consumo na indústria teve expansão de 1,6% na comparação entre setembro deste ano e setembro do ano passado. A região Sudeste (+4,6%) foi a que apresentou a maior taxa de expansão do consumo industrial no mês de setembro.