Setor agrícola deseja instalação de fábrica de laticínio no oeste baiano

Região produz anualmente 77,3 milhões de litros de leite

Às

Setor agrícola deseja instalação de fábrica de laticínio no oeste baiano

Foto: Agência Brasil

Com uma produção anual de 858 milhões de litros de leite, sendo 77,3 milhões na região oeste do estado, a Bahia consolida-se como o maior produtor de leite do Nordeste. O setor agrícola acredita que esses números justificam a instalação de uma indústria láctea no oeste do estado.

“Levar para o oeste uma estrutura de laticínios vai gerar uma maior demanda de produção de leite na região, que tem capacidade de ampliar ainda mais o que já produz, através da integração lavoura/pecuária e dos pastos sob pivôs. Isso fortaleceria toda a cadeia produtiva, pois aumentaria também o consumo de produtos agrícolas da região, culminando no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda”, argumentou o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.

Com o objetivo de atrair investidores para a região, Schmidt integrou uma comitiva do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, que no último fim de semana visitou a fábrica de lácteos do grupo Betânia, no Ceará.

A programação incluiu ainda uma vista técnica para conhecer a produção de leite em pastos irrigados com pivô central. Na ocasião, foram apresentadas também as potencialidades do oeste da Bahia para o segmento da pecuária.

“O oeste da Bahia é uma das maiores fronteiras agrícolas do País, desenvolvida a partir da década de 80, e que hoje atende o mercado interno e externo com uma gama de produtos diversos, que vão da soja ao algodão, incluindo milho, frutas, café e outros grãos. Se organizarmos a cadeia produtiva do setor agrícola com o setor leiteiro, podemos atingir outra dimensão. Exemplo disso é a indústria neozelandesa Leitíssimo, instalada na região, cujo leite é disponibilizado e reconhecido com um dos melhores em termos de qualidade nos estados da Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro”, observa Schmidt.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.