• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Setor de Consórcios ressurge com quase 8 milhões de participantes em 2020, aponta Abac

Setor de Consórcios ressurge com quase 8 milhões de participantes em 2020, aponta Abac

Movimento levou bancos a planejarem novos produtos para quem procura opção de investimento

Por Da Redação
Às

Setor de Consórcios ressurge com quase 8 milhões de participantes em 2020, aponta Abac

Foto: Reprodução/A Crítica de Campo Grande

O setor de consórcios terminou o ano de 2020 com 7,83 milhões de participantes ativos, um recorde, e o volume de negócios atingiu R$ 163,63 bilhões, alta de 21,5% frente a 2019, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac).  Na avaliação do mercado, a pandemia levou as pessoas a se preocuparem mais com o seu futuro, além do fato do sistema ter se mostrado ser financeiramente atraente, mesmo em um cenário de juros baixos.

O movimento levou os bancos a planejarem novos produtos, de olho em quem procura opções de investimento ou quer fazer uma poupança para fins específicos. A maior parte dos consórcios em 2020 foi para a aquisição de veículos leves, com 3,84 milhões de participantes. Depois vêm motocicletas, com 2,24 milhões de pessoas, e carta de imóvel, com 1,04 milhão. No entanto, os segmentos que mais cresceram foram de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 80,9%, e serviços, com 51,3%.

Apesar de a taxa básica de juros (Selic), estar na mínima histórica de 2%, o crédito ficou restrito e ainda é caro para a classe média, principalmente a mais baixa. Pelo lado do investimento, a renda fixa perdeu rentabilidade. Esses fatores tornam o consórcio, em que se paga uma parcela mensal para adquirir um bem ou serviço de valor predefinido, uma boa opção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.