Setor de energias renováveis emprega 12,7 milhões globalmente, diz relatório
Em 2021, setor de energia solar gerou 4,3 milhões de empregos

Foto: ADB/Patarapol Tularak
O mais recente relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aponta que o setor de energias renováveis empregou 12,7 milhões de profissionais no ano passado. Segundo o levantamento, o número representa um aumento de 700 mil novos postos de trabalho em um ano.
A energia solar foi identificada como o ramo de crescimento mais rápido. Em 2021, ela gerou 4,3 milhões de empregos, mais de um terço da mão de obra global atual em energias renováveis. O estudo mostra que preocupações como mudança climática e recuperação de empregos têm levado um número crescente de países a criar vagas no setor de energias renováveis. Quase dois terços desses empregos se encontram na Ásia. Somente a China representa 42% do total global, seguida pela União Europeia e o Brasil, com 10% cada, e os Estados Unidos e a Índia com 7% cada.
O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, afirmou que existe um foco crescente na qualidade dos empregos e nas condições laborais no setor de energias renováveis, para garantir a empregabilidade “decente e produtiva”. Além disso, ele avalia que uma quantidade crescente de vagas preenchidas por mulheres indica que com políticas e treinamento é possível melhorar significativamente a participação das mulheres em cargos no setor de energias renováveis.


